[vimeo https://vimeo.com/66479330 w=700&h=393]
Mais um vídeo da produtora Louder Than Eleven sob a égide do seu famoso lema, free whether you like it or not, e ainda bem que assim é. No meio da sua prolífera e frenética produção de vídeos para a net destacam-se os impecáveis trabalhos feitos para as competições de bloco e pontualmente outros vídeos, seja pelos extravagantes gráficos, seja pela criatividade, como este.
Este Granite Earth é um sério concorrente ao seu melhor trabalho até ao momento superando talvez mesmo o Park Life. Partindo de um velho truque cómico que é imitar o estilo “patenteado” por Sir David Attenborough nos documentários de natureza e fazendo do escalador de bloco uma “espécie”, partimos para uma viagem sobre o granito que cobre a Terra, com um texto bem escrito, com apontamentos de humor, alfinetadas à competitividade entre os escaladores, não fosse essa umas das principais características da “espécie”, e terminado de forma brilhante ao referir que é esperado que a espécie continue a interagir com o granito a menos que se extinga numa estatística no grande livro-guia da vida.
Apesar do cliché do conceito, está bem filmado, editado e, fundamentalmente, bem escrito o que o torna num conteúdo aprazível e muito longe do habitual vídeo em que predomina a dicotomia inconsequente “escalador-bloco duro”. Os blocos e a escalada continuam lá, mas ao sorrirmos e ouvirmos estamos já a ver outra coisa, para lá da resposta emocional básica das mãos suadas.
Não podia terminar sem referir outra coisa agradável presente no vídeo, a apologia do granito, a rainha das rochas. SM
Revendo o “Park Life” este tem a vantagem (ou não, dependendo dos gostos de cada um…) de mostrar mais blocos.
Este “Granite Earth” é bastante cómico e fotograficamente bem filmado.
2 bons filmes que fogem do habitual estilo “eu é que sou forte”!!!