Há problemas que estão destinados a ser clássicos instantâneos. Pela sua localização, estrutura e singularidade da formação rochosa, beleza e evidência dos movimentos, solidez da rocha e para finalizar, ou aterrar, uma boa zona de queda.
Estas raridades, porque estamos a falar de verdadeiras raridades aqui, às vezes fazem-se difíceis quase inatingíveis, outras vezes são fáceis a um ponto que nem nos apercebemos que são clássicos, tão depressa são escalados, estes são os rarissimos pois permitem exercitar uma característica também ela rara nos escaladores: a sensibilidade.
Estas características estão bem presentes no Knockout na Área 32 da Pedra do Urso. Nem extremamente difícil nem fácil. Uma pala de rocha delgada que apresenta, como única ponto fraco, um alvéolo perfeito, somente com duas presas, exactamente as necessárias para permitir passar por ele.
Escalado pela primeira vez por Fernando Branca em 2004, com um método um pouco mais duro do que hoje é o método consensual, foi repetido pouco tempo depois por Júlio Braga que ainda acrescentou uma variante de entrada a começar no problema da esquerda, o Falha de África, naquilo que viria a tornar-se o Africaout.
Assim para que ninguém perca estas pérolas absolutas da Area32, o Sérgio Silva mostra-nos como se escala o Knockout e o Filipe Carvalho o Africa0ut.
Sim senhor, fiquei impressionada com a eficiência do 2º spotter (normalmente ninguém presta atenção ao spotter). Claro que as linhas parecem-se excelentes.
Muito bom!
Tudo!
Xiriri. Foste ao baú buscar fotos e vídeos. O puto imberbe quando ainda era mais imberbe seguido da versão barba boneco playmobil. E Serginho, a verdadeira foca do mondego, como bem desmonstra na saída.
Mais um vídeo-bloco bem aprimorado na edição, a comprovar que às vezes “Less is more”. Gostei das referências em foto. Só faltaram os friends, de tão clássico que é.
As crianças crescem rápido…uma pessoa nem dá conta, num instante aparecem com barba rija.
O Sérgito como foca do mondego é impagável, se bem que imagino que preferiria ser confundido com a Iguana da Beira Baixa.
De resto o vídeo está cheio de friends…
vai tartaruguinha, vai…
Alto filmezinho e bloco. Parabéns pessoal.
Abraço e boas sessions – Cuca
O puto na babugem, o esforço é todo teu Sérgio, muito bom.
Abraço aos friends…
Fantástico Matias! Qualidade Mundial, Parabéns!!
groovy!
dos blocos que mais prazer me deu a época passada…
muito obrigado por mo recordarem, já andava com o bichinho para ir estacionar uns crashs na area 32 para explorar melhor a zona , desta não escapam…
Aquele abraço e quando vierem ate cá digam qualquer, se bem que sei que agora com as portagens e corno de bico ao rubro não deve ser fácil.