Epicondilite Medial

Autentica praga para os escaladores, a epicondilite medial ou “cotovelo do golfista” basicamente, e sem quaisquer pretensões “clinicas”, é a inflamação do tendão do músculo do antebraço na zona do epicôndilo medial do úmero, a protuberância na zona interna do cotovelo. Desportos ou actividades com contracção contínua dos flexores do antebraço são propensos a este tipo de lesão.

A dor pode ir do vagamente incomodativo até ao ponto de não se conseguir levantar um copo de água da mesa. Geralmente quem sofre disto a sério tenta tudo e mais alguma coisa: fisioterapia, acupunctura, infiltrações, etc levando quase sempre a um afastamento prolongado da actividade.

Surgiu este artigo no UKC, que promete uma cura eficaz para este problema ou pelo menos aponta um caminho, pois o que resulta para uma pessoa pode não ser adequado para outra. Um escalador, Bart van Deenen, relata o seu percurso típico nesta lesão, a pesquisa e a adaptação de um método baseado em exercícios que coloca em pratica com resultados amplamente satisfatórios. O esquema é simples, não invasivo, “drug’s free” bem ilustrado e fundamentado, exigindo apenas paciência, perseverança e tempo.

Num desporto minoritário onde as lesões são frequentes e onde os estudos clínicos são muito poucos, pouco mais resta ao escalador do que pesquisar por conta própria e tentar adaptar rotinas de outros desportos, neste caso com aparente sucesso. Por isso aí fica o link para os sofredores ou futuros sofredores, pois esta é uma lesão quase endémica na comunidade escaladora.

Já agora, uma das formas de não chegar ao ponto de ter de experimentar esta rotina de cura é exercitar os antagonistas regularmente, isto é os extensores do antebraços, e assim adquirir um equilíbrio muscular fundamental para escalar sem lesões. SM

Anúncios

11 Responses to Epicondilite Medial

  1. Tb tenho lido muito sobre lesões, até porque o meu corpo tem sido um mapa desde os dedos, punho, cotovelos, ombro, joelhos e pés!
    Fiz até uma pequena compilação sobre lesões na escalada, que dei a um ortopedista (especializado na mão) para fazer uma revisão do artigo ao nível dos termos científicos. Logo que esteja pronta posso disponibilizar.

    Ultimamente fui afectado pelo Síndrome do Tunel Cárpico.
    Alguma sugestão de cura para esta lesão?
    Médicos e fisioterapeutas só falam em operar…

    Concordp contigo, que o melhor mesmo é prevenir!

  2. Texas diz:

    Parece-me bom demais para ser verdade!! Tive duas tendinites no epicôndilo (uma em cada braço) que me custaram bastante a passar. Acabei por recorrer à mesoterapia, que resolveu o meu problema de forma tão satisfatória que vejo este exercício mais como profiláxico que outra coisa (e espero continuar assim!!). Aliás, após estas lesões tive um problema na mão que me deixou sem escalar um mês. Como a dor nem sequer abrandava, recorri novamente à mesoterapia e uma semana depois estava a escalar sem dores.

  3. nortebouldering diz:

    @Nelson,sobre o Síndrome do Túnel Cárpico apenas sei que é uma doença profissional bem descrita, afectando profissões com movimentos repetitivos com as mãos, informáticos etc…afectando também alguns escaladores que em casos agudos terão sido operados, este é o exemplo de uma lesão bem estudada pq afecta um circulo muitíssimo mais alargado que a escalada, logo as soluções clinicas não serão de desdenhar.
    @Texas, Sim, parece bom demais, mas é apenas um escalador a partilhar um percurso que resultou para ele, que me parece interessante por ser mais ou menos fundamentado e principalmente não invasivo, logo o único efeito secundário, caso não resulte, será perda de tempo o que nestes casos pode ser considerado muito bom .Não conhecia a Mesoterapia aplicada a lesões de escalada, obrigado por partilhares.

    • Texas diz:

      Devo esclarecer que, tendo em conta a minha experiência nestas lesões, acho o exercício bastante válido. O que me parece bom demais para ser verdade é o tempo de recuperação (4 semanas até passar quase totalmente a dor) face ao período da lesão (três anos). Mas quem sabe… Não obstante, o método parece óptimo para fortalecer os tendões no período pós-lesão (de preferência, com pouco peso e muitas repetições!!).

      Quanto à mesoterapia, é verdade que a sua principal aplicação é em tratamentos anti-celulite, mas foi desenvolvida como uma técnica para a cura de lesões em tendões e ligamentos. Já tinha ouvido falar, há bastante tempo até, neste tratamento como sendo muito eficiente para a escalada e tive a sorte de ser tratado pelo médico da Federação Portuguesa de Basquetebol, ou seja, alguém com forte CV em lesões desportivas dos membros superiores.

      • Hi, I’m sorry to post this in English, but I can only figure out your comment using google translate. I am the author of the site, and the whole of the healing did not take 4 weeks, but months. However, after 4 weeks, all the household pains were gone, including the pressure pain on the epicondyl. After about 4 months I could sport climb again at my previous maximum level (6c in the gym), and it took about 8 months for all the remaining pain twitches at every angle of the elbow to disappear.

      • nortebouldering diz:

        Thank’s for the contribution. It’s a luxury to have the author of the article and site answering in the comments. And yes, there is no free meals in healing climbing injuries , time and patience ….

  4. Macau diz:

    Bom post Sérgio! Tenho vindo a utilizar este método há já algum tempo. Não acho que faça milagres, mas tem ajudado bastante na recuperação! Convém referir que em paralelo com este exercício, o adequado estiramento dos tendões é igualmente essencial!

  5. Pena diz:

    Pois é Sergio, sem duvida um post fundamental para debate.
    Eu tb como alguns sabem nos ultimos 2 meses retirei-me temporariamente da escalada devido a isso mm lesoes nos dos cotovelos. Sinto uns desconfortos na zona de dentro dos cotovelos (o chamado sindrome de golfista). Frequentei no ultimo mes um osteopata que me fez um tratamento omiopatico a base de injeções. Posso dizer que por agora passou-me, mas ainda não estou bom. Vou agora comecar a treinar pouco a pouco fazendo dariamente reforço do tendão, gelo ao fim do dia e claro alongamentos. Encontrei tudo descrito no site do doctor http://www.drjuliansaunders.com/resources/feature_articles/dodgy_elbows
    Recomendo vivamente estes exercicios a todos afim da prevenção das lesões.
    Abrc

    • nortebouldering diz:

      Obrigado, por partilhares o teu caso. E as melhoras já agora.
      Não conhecia o Doctor…muito bom o artigo, divertido e incisivo, a desmistificar muita coisa e com uma boa rotina de recuperação, não se pode pedir mais.
      “The campus board is an elbow-consuming, reptile–devouring device. Do it if you must. But when your elbows have had the life siphoned from them, get the rubber hose that respectable gyms keep behind the front counter, and beat yourself Fight Club style, all the way to the ER.” isto é impagável, lol.
      “Elbow braces are crap” e “Though an ineffective treatment, tape looks cooler than a brace. Useless.” concordo a 100%, no entanto se a ajuda for psicológica…

  6. Rui diz:

    Boas!
    Estou com dores no epicondilo medial ha 6 meses, sem conseguir escalar nem realizar qualquer actividade que necessite de força de braços.
    já fiz 2 meses de fisioterapia, acupuntura, anti-inflamatorios, analgesicos, pomadas, cremes, etc e nada de melhorias.
    Alguma ajuda por aí?

    Just passed 6 months with epycondil pain. Can’t climb, surf or bodybuild anymore. Tryied painkillers, pills and everything else… Need help… Any other solutions?

    Thanks,
    ruyvilhena@gmail.com

  7. Sotnas diz:

    Comecei a exercitar com a flexbar e acabaram-se as dores 😉 http://m.youtube.com/watch?v=A2QQaVfeI4U

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: