Bernardo Gimenez é um caso sério como fotografo e agora como “realizador”. Como realizador começou com (Chikane) da qual já falamos aqui, depois lançou-se numa série de vídeo-retratos de escaladores conhecidos para a Black Diamond, conhecidos e patrocinados pela marca, entenda-se. O primeiro retratado foi Adam Ondra, seguiu-se Nico Favresse e finalmente agora Paul Robinson, estando na calha Fred Nicole, o que, pelo que se tem visto até agora é de se aguardar com expectativa.
O perfil de Paul Robinson retrata-o durante a sua estadia no Outono passado na Suíça, sendo PR um dos escaladores mais fortes e mediáticos da actualidade os resultados dessa visita foram profusamente tratados nos sites noticiosos da especialidade.
Cinco minutos não chegam para “apanhar” um escalador em toda a sua complexidade, mas chegam para um piscar de olhos sobre a sua vida e alguma das suas ideias na abordagem da própria escalada. E PR evolui bem do escalador que se apresentava assim: “Olá eu ou o PR e estou interessado nos movimentos mais duros do mundo”, para um escalador apaixonado pelo “movimento” em toda a sua dimensão, que certamente atinge a máxima complexidade nos blocos que frequenta habitualmente.
Nenhum destes perfis atinge o nível da primeira “curta”, a “Chikane”, mais negra, mais uterina, onde o escalador parece mais exposto nas suas debilidades, logo mais humano. Talvez por a primeira não ser uma encomenda para uma marca e o escalador retratado não ter a dimensão mediática destes últimos.
Mesmo não superando o seu melhor trabalho o resultado é muito bom e cumpre amplamente os objectivos pretendidos, publicitários incluídos. SM