Nalle HuKKataival é uma espécie de icon da escalada pós-globalização. Surge de um país sem tradição na escalada ou no bloco se quiserem, sugerindo o esbatimento da importância da nacionalidade e da tradição. Fala um Inglês correcto, a linguagem global. É fortíssimo fisicamente e tecnicamente possuindo a imagem de um Adónis, a importância da imagem como veículo de transmissão de ideias é mais uma marca da globalização. Circula por todo o mundo pelos principais spots e mais importante a sua imagem circula ainda mais rápido na Web. Por último, ao contrário de muitos dos seus pares maneja as tecnologias com bastante habilidade, filmando e editando os seus próprios filmes com bastante sucesso. Uma espécie de artista total ou one-man show.
Produziu agora um filme de 30 minutos sobre o seu Verão na Noruega, seu e de Kuutti Huhtikorp o outro escalador que o acompanha. O filme não trás nada de novo, bloco, escalador, escalador, bloco, filmado maioritariamente com tripé. Agora a qualidade e a estética dos blocos é estonteante, e a escolha dos planos fixos, uma imposição logística, favorece com alguma felicidade a dimensão dos blocos colossais e de rocha , aparentemente, perfeita. Destaque para a FA de Rough Gem acompanhada pela música dos Royksopp, numa espécie de simbiose escandinava de qualidade.
Portanto, deslocamo-nos 30 minutos para a Noruega na janela virtual, desviando o olhar da outra que nos mostra 35 mm de chuva e rajadas de vento de 70 kmh.SM
Nelinho Husqvarna em mais um catálogo da BD. Vídeo fresquinho, muito bom.