Camp4 Collective

Os fotógrafos Tim Kemple, Renan Ozturk, e Jimmy Chin formam um colectivo/produtora  centrado na captura, edição e distribuição de vídeo chamado Camp4 Collective. O seu trabalho tem como objectivo produzir  webvídeos curtos  para a industria outdoor, para empresas que, nas suas  próprias palavras,”aspiram a comunicar a sua mensagem de forma autentica”.

São fotógrafos profissionais com trajectórias muito diversificadas, Tim Kemple é um forte escalador de bloco e vias originário do Nordeste dos Estados Unidos, Jimmy Chin é uma escalador, alpinista e esquiador, esquiou o Everest  por exemplo, é colaborador da National Geographic e discípulo de Galen Rowel, definindo-se a si próprio, em primeiro lugar, como um membro activo e sólido das expedições em que participa e só depois como fotografo. Renan Ozturk é um artista gráfico, um forte  escalador “trad” com inúmeras FA em bigwalls  e participações em expedições aos Himalayas. Um colectivo de peso em todos os aspectos.

Até agora o seu trabalho mais conhecido foi feito para a  The North Face  no Sul da Turquia mais concretamente na província da Antália, na qual produziram uma série de curtas às quais chamaram “Free Range Turkey dispatch’s”, oito ” despachos”mais propriamente, que acompanharam a viagem “exploratória” de uma espécie de Ateam da TNF a saber: Emily Harrington, Sam Elias, Daniel Woods, Yuji Hiriyama, Eneko Pou, James Person e o próprio Renan Ozturk.

Os vídeos mesmo tendo um carácter fortemente promocional quer de produtos como de pessoas, têm uma vantagem: a promoção não sendo encapotada é assumida à partida. Criando-se assim uma nova forma de transmitir uma imagem corporativa talvez mais leve mas nem por isso mais autentica.

Os fotógrafos, tirando amplo partido das novas SLR com capacidade para filmar em HD, produzem imagens fixas e filmam ao mesmo tempo. O resultado é muito bom quer em qualidade e composição  de imagem quer na edição.

Vendo os 8 “despachos” seguidos ficamos com a noção da viagem, das personagens – os “pro climbers” – e do próprio local como, por exemplo, potencial destino para uma viagem de escalada. E, só por isso já valem bem a pena.

Não deixam no entanto de ser bilhetes postais onde os clichés estão todos presentes: “A comida é extraordinária”, ” As pessoas são autenticas”, ” A paisagem é deslumbrante”, o escalador que nunca equipou e agora se vê deslumbrado pela descoberta dessa “arte” como atesta o “veterano de ocasião com mais de 200 vias equipadas”.

Mas, no meio dos postais à algo de diferente, o nº7  cinco minutos com e sobre Yuji Hirayama, o arqui-conhecido escalador Japonês, mil vezes filmado, em competição, em blocos, em vias desportivas, em vias de auto-protecção,  etc, etc, todos sabemos que é um escalador extraordinário e, que de facto desenvolveu um estilo que lhe permite quase “flutuar” nas vias. O que é diferente e resultou maravilhosamente é ouvir-se em off a voz do Yuji em japonês. Assim, em vês do “broken french” ou “english” com que geralmente presta os seus depoimentos e aparece, pelo menos nos media ocidentais, somos brindados com uma voz pausada, natural e profunda que realmente acentua o carácter de escalador “zen” que parece ter colado à sua imagem. Um “efeito” que se for acidental é muito feliz, sendo intencional resulta em cheio.

Os vídeos podem ser todos vistos no vimeo aqui. SM

Anúncios

2 Responses to Camp4 Collective

  1. Pedro Rodrigues diz:

    Acidental? Parece-me completamente pensado. Muito bom. Vê lá se pões o puto imberbe a falar para o microfone… alguma coisa há-de estar a gravar.

    Abraço.

  2. crashpaddummy diz:

    great tip!

    Mais uns clips, ou melhor, pequenos filmes para viajar a partir da cadeira e alimentar a candeia da motivação.

    Obrigado, keep up digging!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: