(Chikane)

Uma grande surpresa e de onde menos esperava, isto é aqui do lado de Espanha. Bernardo Gimenez  um fotografo que desconhecia, por mera desatenção, e que tem trabalhos publicados nas revistas Desnivel, Escalar, Rock and ice, e nos catálogos da Black Diamond e Patagonia, etc. Nascido na Argentina, vive pela Europa há alguns anos, estando agora aparentemente em Espanha. Acaba de produzir a sua primeira curta-metragem, a (Chikane). Uma estreia em cheio.

A “curta” segue Danillo Pereyra nas tentativas de encadear a via Chikane (8c+) em Siurana, Espanha e é um dos melhores vídeos de escalada desportiva que alguma vez vi.

O que torna, este vídeo diferente? Em primeiro lugar a narrativa. Existe uma história, muito simples, mas existe. Uma história sem final feliz, isto é sem concretização da via. Emprestando um sentimento de realidade e identificação à acção, que nos coloca, sem querer, dentro dela.

É filmado de modo a dar dimensão, no sentido de profundidade,  à personagem do escalador, daí a importância da sequência inicial, a minha preferida, onde o ambiente claustrofóbico e escuro da caravana nos parece revelar o próprio mundo interior do escalador/personagem voltado sobre si mesmo, concentrado no seu objectivo. Sonhando acordado com a escalada. Um olhar sobre um mundo fechado e autista, característica de muitos escaladores e exacerbado pela própria prática constante da escalada.

Tecnicamente, ao nível da fotografia e escolha dos planos, nota-se a mão de um fotógrafo profissional. A montagem está mais do que perfeita no apoio à narrativa. Resultando um filme curto muito agradável de se ver que se tivéssemos aqui um sistema de classificação de estrelas para filmes de escalada levaria as cinco estrelas. SM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: